TransVariations

Promotor: Universidade de Aveiro (UA)

Parceiros:

Norwegian University of Science and Technology (NTNU);

Instituto Politécnico do Porto (IPP);

Financiamento EEA Grants: 14 949,00

Financiamento Total: 17 667,00 €

Código Grace: PT-BI068

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

O projeto TransVariations incide sobre o uso de abordagens tecnológicas inovadoras para problematizar a relação entre a criação artística e a interpretação no contexto da música de concerto ocidental.

A relação bilateral estabelecida entre instituições em Portugal e na Noruega possibilitará a exploração de recursos associados a modelação tímbrica moderna no contexto de repertório para piano, usando feedback e métodos de processamento adaptativos como modos de experimentação.

Os objetivos são:

  • promover a (re)criação de obras artísticas do passado e a produção de novos outputs artísticos através do uso de interfaces tecnológicas contemporâneas;
  • proporcionar o aprimoramento de novas tecnologias relacionadas à criação artística;
  • remodelar a ideia de expressividade em música;
  • divulgar novos recursos, ferramentas tecnológicas e estratégias práticas relacionadas à interpretação e criação artística.

Como resultado, serão criados novos produtos artísticos que advogam uma rutura com o paradigma contemporâneo de representação na música de concerto ocidental. Assim, emerge uma nova ideia de autenticidade baseada numa perceção do passado através de meios contemporâneos inovadores: uma nova realidade é reconstruída de acordo com mecanismos de compreensão atuais onde, na prática, o original existe dentro de um contexto e espaço temporal específicos como parte do presente.

O projeto TransVariations decorre entre abril de 2023 a novembro de 2024.