AIRCOV: uma investigação sobre a presença do vírus SARS-CoV-2 no ambiente

AIRCOV: uma investigação sobre a presença do vírus SARS-CoV-2 no ambiente

O objetivo final do projeto AIRCOV é desenvolver e publicar uma metodologia que permita identificar o vírus e a viabilidade do mesmo no ar.

No dia 30 de março ocorreu o kick-off meeting do projeto AIRCOV "SARS-CoV-2 presence and infectivity on indoor air samples" entre o promotor da iniciativa Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e os parceiros especialistas em virologia ambiental da Norwegian University of Life Sciences (Oslo, Noruega).

O projeto apoiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants tem como objetivo final desenvolver e publicar uma metodologia que permita identificar o vírus e a viabilidade do mesmo no ar e possibilitar assim que, no futuro, outros possam contar com um protocolo para realizar esta deteção de forma padronizada.

Nesta reunião de arranque, foram partilhadas três apresentações sobre a transmissão do SARS-CoV-2 pelo ar, uma focando nos dados atuais de Portugal e apresentando potenciais problemas técnicos para a amostragem do ar, e duas focadas na importância da avaliação da viabilidade viral e métodos alternativos para avaliar a infecciosidade viral, aplicável a um laboratório de nível 2 de biossegurança.

Foi uma oportunidade frutífera para discutir detalhes operacionais do projeto entre os parceiros noruegueses e portugueses.