Arquitetura do bacalhau em debate

2017 057 81 F Pesca Do Bacalhau Medium

Realiza-se dia 9 de janeiro, entre as 11h00 e as 12h30, em Lisboa e online, uma conversa em torno do tema do bacalhau.

Para concluir o programa paralelo à exposição O Mar É a Nossa Terra, esta sessão, que se realiza dia 9 de janeiro entre as 11 AM  e 12h30 PM, vai combinar duas apresentações numa conversa em torno do bacalhau.

Karl Otto Ellefsen, professor na Escola de Arquitetura e Design de Oslo, vai apresentar as várias etapas e processos de urbanização associados à pesca do bacalhau no norte da Noruega. André Tavares, co-curador da exposição e programador da Garagem Sul, trará alguns exemplos de construção equivalentes na Terra Nova e em Portugal.

À conversa com Diego Inglez de Souza, regressa-se à questão fundamental da exposição: como é que as circunstâncias ambientais e ecológicas dão forma e sentido às práticas de construção da paisagem e da arquitetura? Como é que o bacalhau constrói o espaço em que vivemos?

Pode assistir ao debate presencialmente ou através da transmissão em direto no Facebook do Centro Cultural de Belém.

Este debate está inserido no programa Arquitetura do Bacalhau, financiado pelos EEA Grants Portugal através do Fundo para Relações Bilaterais.

 

#####

Créditos: Descarga de bacalhau nos armazéns frigoríficos da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, Porto, sem data. Cortesia de Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim