Como podem as alterações climáticas ameaçar a integridade das nossas pontes?

Como podem as alterações climáticas ameaçar a integridade das nossas pontes?

Em março ocorreu a primeira reunião do Projeto ClimaBridge – Impacto das alterações climáticas na integridade estrutural das nossas pontes.

O objetivo do Projeto ClimaBridge, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, é desenvolver uma metodologia para a avaliação probabilística do impacto das alterações climáticas na integridade estrutural das pontes existentes, através do acoplamento de técnicas de avaliação de risco climático e monitorização da integridade.

Pretende-se assim integrar os procedimentos existentes para a avaliação das ameaças climáticas nos de monitorização da integridade estrutural (SHM) de pontes.

Adicionalmente, este projeto visa apresentar as últimas novidades tecnológicas em SHM de pontes à comunidade científica, quadros técnicos de empresas de consultoria e entidades públicas em Portugal e na Noruega, bem como promover avanços tecnológicos e iniciativas empresariais em torno da gestão do ciclo de vida de pontes.

Estão previstas várias atividades no âmbito do Projecto ClimaBridge, nomeadamente:

  • dois workshops de três dias (Lisboa e Oslo)
  • curso conjunto sobre SHM
  • monitorização de longo prazo de uma ponte ferroviária na Noruega
  • várias reuniões científicas e
  • uma conferência de um dia.

 

Entidade Promotora: COFAC – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador: Eloi Figueiredo
Parceiros: Oslo Metropolitan University (OsloMet), Infraestruturas de Portugal (IP) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)