Cooperação entre Portugal e a Noruega para o estudo de turbinas eólicas em alto mar

Offshore Cartaz PT 169

Através do financiamento do Fundo de Relações Bilaterais dos EEAGrants, arranca o projeto de modelação de uma turbina eólica flutuante, utilizando ferramentas numéricas de alta fidelidade para prever o desempenho destas turbinas nas condições exigentes a que se encontram sujeitas em mar alto.

A iniciativa Cooperação para Modelação de Eólicas Flutuantes resulta de uma parceria entre a blueOASIS, uma start-up portuguesa com experiência em modelação numérica aplicada à sustentabilidade do oceano, e o SINTEF Ocean, um centro de investigação Norueguês focado na exploração sustentável do oceano.

Em maio de 2023, membros da blueOASIS viajam até ao SINTEF Ocean, para discutirem as componentes técnicas do trabalho a realizar, tendo em vista a publicação de artigos científicos dentro do tópico.

Os resultados finais serão apresentados num seminário público, a realizar em outubro de 2023 na Ericeira, que contará com a presença dos investigadores do SINTEF Ocean, onde novas colaborações serão propostas para continuar o trabalho efetuado.

Esta iniciativa surge numa altura em que o governo Português anuncia uma meta ambiciosa de 10GW de eólica flutuante instalada até 2030, sinalizando o seu forte compromisso com a exploração desta forma de energia renovável com grande potencial em Portugal.