Empresas Portuguesas e Norueguesas reúnem em Oslo para fomentar parcerias

Empresas Portuguesas e Norueguesas reúnem em Oslo para fomentar parcerias

Esta iniciativa bilateral permitiu estreitar relações entre empresas portuguesas e norueguesas em áreas como a Tecnologia Marítima, a Pesca e Aquacultura, Recursos Energéticos e Biotecnologia, Transição Digital e Indústria 4.0.

Realizou-se no dia 8 de novembro, em Oslo, na Noruega, o evento “Portugal e Noruega, um oceano de oportunidades” organizado pelos EEA Grants em Portugal em parceria com o Innovation Norway e com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e com o apoio das Embaixadas de Portugal em Oslo e da Noruega em Lisboa.

Esta iniciativa bilateral permitiu estreitar relações entre empresas portuguesas e norueguesas com a realização de uma sessão final de matchmaking onde as empresas puderam apresentar as suas áreas de negócio e fomentar possíveis parcerias futuras. As áreas temáticas deste matchmaking versaram Tecnologia Marítima, Pesca e Aquacultura, Recursos Energéticos e Biotecnologia, Transição Digital e Indústria 4.0.

O evento contou com a participação de Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado para a Internacionalização, Pedro Pessoa e Costa, Embaixador de Portugal em Oslo,  Susana Ramos, Coordenadora dos EEA Grants em Portugal, Erling Rimestad, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros Norueguês, Tove Bruvik Westberg, Embaixadora da Noruega em Lisboa, Elisabeth Svanholm Meyer, Diretora de Divisão de Posicionamento Estratégico, Turismo e assuntos especiais da Innovation Norway e Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP.

A par desta iniciativa, no dia 7 de novembro, foi possível o encontro entre os representantes do Governo Português, do Governo Norueguês, dos EEA Grants Portugal e das Embaixadas de Portugal em Oslo e da Noruega em Lisboa. Entre diversas reuniões, destaque para o encontro com SINTEF, principal organização norueguesa de pesquisa e desenvolvimento e que se constitui como um importante parceiro em vários projetos dos EEA Grants em Portugal e a Innovation Norway, entidade parceira dos Programas Crescimento Azul e Ambiente e com um papel relevante na cooperação bilateral no âmbito deste Mecanismo Financeiro.

Esta visita de dois dias encerrou com a inauguração oficial do escritório da AICEP na Noruega.

Aceda à galeria de fotos desta visita aqui.