Equipa EEAGrants em visita de estudo na Islândia

01 Islandia2023 Hdr

No âmbito da semana de trabalho de quatro dias, a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants esteve na Islândia, para aprender com a experiência islandesa.

Organizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e com a presença da PlanAPP, da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público e do Embaixador de Portugal na Noruega, esta visita de estudo, que decorreu de 20 a 22 de junho, teve como objetivo perceber as vantagens e os desafios do processo de implementação da redução do horário de trabalho semanal naquele país.

Com base numa agenda preparada em articulação com o Município de Reykjavik e a Embaixada da Islândia em Portugal, a delegação portuguesa reuniu com o Departamento de Recursos Humanos do Município de Reykjavik, com estruturas sindicais, com uma confederação de entidades patronais e aprendeu com a experiência de quem trabalha por turnos, como é o caso de enfermeiras e enfermeiros, ou cuidadores formais.

A delegação esteve ainda reunida com a ALDA - Associação para a Democracia Sustentável, que apresentou como conclusões do projeto piloto desenvolvido na Islândia a manutenção ou aumento da produtividade e melhorias na conciliação entre a vida familiar, pessoal e profissional dos trabalhadores.

Segundo as várias partes envolvidas no projeto, esta experiência no setor público deu origem a transformações no mercado de trabalho e nas relações laborais, nomeadamente com mudanças na realização e delegação de tarefas, que começaram a ser implementadas.

A delegação teve ainda a oportunidade de reunir com o Diretor para os EEA Grants, junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia, a quem foi dado conhecimento dos resultados dos projetos financiados em Portugal e com o RIKK-Instituto para o Género, a Igualdade e a Diferença da Universidade da Islândia, que apresentou um conjunto de projetos desenvolvidos em parceira com os EEA Grants.

Clique nas setas, para ver todas as imagens.