Fontes de proteína alternativas no desenvolvimento de novos produtos alimentares

Fontes de proteína alternativas no desenvolvimento de novos produtos alimentares

iBET (Portugal) e Nofima AS (Noruega) publicaram recentemente um capítulo intitulado “Alternative Protein Sources” no livro “Food Technology Disruptions” (Elsevier) sobre fontes de proteína alternativas.

O iBET (Portugal) e a Nofima AS (Noruega) publicaram recentemente um capítulo de livro intitulado “Alternative Protein Sources” no livro “Food Technology Disruptions” (Elsevier) sobre fontes de proteína alternativas.

O capítulo foi publicado no âmbito da iniciativa bilateral financiada pelos EEA Grants, intitulada ExtraSnack - Impact of the extrusion process on health-related properties of a pea and oat snack. Este projeto tem como objetivo investigar as propriedades de novos snacks à base de plantas, produzidos a partir de amido de ervilha, proteína de ervilha e fibra de aveia por tecnologia de extrusão.

Nos últimos anos, temos assistido à crescente procura por fontes de proteína alternativas, mais saudáveis, e mais sustentáveis.

Assim, os principais desafios da indústria são:

  • dar resposta às exigências dos consumidores
  • a sustentabilidade económica e ambiental
  • o valor nutricional
  • a capacidade de processamento
  • a rotulagem 
  • o sabor
  • e a textura dos produtos.

A publicação conjunta de investigadores do iBET e da Nofima AS, faz uma revisão extensa da literatura científica atual nesta área. Começa por apresentar uma visão da diversidade existente descrevendo fontes de proteína alternativas, nomeadamente vegetais como leguminosas e cereais, microalgas e até mesmo insetos.

Esta publicação aborda ainda os processos de recuperação de frações ricas em proteínas (ex. farinhas e concentrados) a partir destas fontes, que compreendem métodos de extração por via húmida e seca e processos de pré-tratamento. Por último, os autores discutem o desenvolvimento de produtos análogos de carne com recurso a estas fontes alternativas, uma aplicação disruptiva e com grande interesse por parte da indústria alimentar.

A iniciativa ExtraSnack é financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants Portugal. Este fundo apoia iniciativas destinadas a reforçar as relações entre Portugal e Islândia, Liechstenstein e Noruega.

Sobre os EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Imagem: Cadeia de valor para fontes de proteínas alternativas (Fonte:“Alternative Protein Sources” publicado no livro “Food Technology Disruptions” (Elsevier))