Fundo de Relações Bilaterais leva estudante do ICBAS a Oslo

Luís Reis FBR OC2 53 Site

No âmbito do projeto COVinhib, direcionado para a descoberta de potenciais novos fármacos para o vírus SARS-CoV-2.

Através do programa EEA Grants – Bilateral Relations, o estudante Luís Emanuel Queirós dos Reis, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), irá deslocar-se ao Oslo University Hospital (Noruega) no âmbito do projeto COVinhib, direcionado para a descoberta de potenciais novos fármacos para o vírus SARS-CoV-2.

A progressão da pandemia de COVID-19 para um estado endémico mostra que a pesquisa de novos tratamentos continua a ser relevante, em especial como um complemento importante ao processo de vacinação. Numa primeira fase, o grande foco do projeto COVinhib será um estudo computacional para identificação de potenciais compostos com atividade antivírica, seguido de vários ensaios para avaliação in vitro desta atividade.

A colaboração com o laboratório da entidade parceira na Noruega irá permitir avaliar o efeito inibitório da interação entre o vírus e o recetor humano, que desencadeia a infeção de novas células.

Este projeto será vantajoso para os dois países, sendo que potenciais compostos selecionados em estudo computacionais pelo parceiro português poderão ser testados na instituição do parceiro norueguês, que irá também partilhar técnicas e metodologias para infeção por SARS-CoV-2.

O objetivo final é identificar compostos com atividade antivírica e reduzida toxicidade, que possam ser posteriormente otimizados e integrados num projeto de desenvolvimento de novos compostos inibidores da infeção por SARS-CoV-2.

Os EEA Grants são um mecanismo financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente Estados Membros da União Europeia, incluindo Portugal, com o objetivo de reduzir disparidades sociais e económicas na Europa, e reforçando relações bilaterais com os Estados beneficiários.

No dia 27 de abril de 2023, um workshop inicial para apresentação do projeto ao público irá decorrer virtualmente, as 17h00, hora local (Porto, Portugal). Durante esta curta apresentação, vão ser apresentados o projeto, a equipa de trabalho e os principais objetivos.

Link para workshop: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99347959860