hiWOOL: Portugal e Noruega estudam a cultura da lã

IMG 1192

O arranque do projeto hiWOOL foi celebrado com a Festa da Tosquia, que decorreu na Quinta da Fonte Santa, em Caneças, onde cerca de 150 ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela do pastor Virgílio Ricardo foram tosquiadas.

O projeto hiWOOL - Network for heritage and innovation for the future of WOOL, com a duração de 18 meses, é uma iniciativa da Associação “Salva a lã Portuguesa”, criada em 2015 com o objetivo de promover a sustentabilidade do ciclo da lã e a salvaguarda da cultura e tradição do património lanar em Portugal.

hiWOOL é  financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais, visa a partilha de conhecimentos entre Portugal e Noruega na promoção da sustentabilidade do ciclo da lã e exploração de produtos lanares, para pequenos produtores de raças ovinas autótones, tendo por base o estudo das semelhanças e as diferenças culturais entre os dois países. 

Dia 12 de maio deu-se o arranque do projeto com a realização da primeira reunião com todos os parceiros.
Além da apresentação sumária das atividades a desenvolver, no âmbito do projeto por parte da equipa proponente, foram ainda discutidos os principais parâmetros de caracterização das fibras lanares nos dois países.

     

 

O arranque do projeto foi ainda celebrado com a Festa da Tosquia, que decorreu na Quinta da Fonte Santa, em Caneças, onde cerca de 150 ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela do pastor Virgílio Ricardo foram tosquiadas.

No decorrer desta iniciativa serão realizados trabalhos de campo em ambos os países, workshops de desenvolvimento de produtos de lã, investigação da tradição em museus e arquivos, cujos resultados preliminares serão apresentados nas páginas e redes sociais dos parceiros e os resultados finais apresentados e debatidos no seminário de encerramento do projeto, em novembro de 2022.

O projeto hiWOOL conta com a colaboração das empresas Selbu Spinneri AS (Noruega) e Multilãs, Unipessoal, Lda (Portugal), com os laboratórios de investigação SIFO, OsloMet da Universidade Oslo Metropolitan e o D_TEX Lab - Laboratório de Desenvolvimento Têxtil da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e com o apoio local do museu dos Lanifícios da Covilhã e do Folk Museum em Oslo.

Ambas as equipas entram agora na fase de estudo e caracterização das lãs nacionais, cujas notícias serão partilhadas nas respetivas páginas web e redes sociais.