Iniciativa Adaptchange estuda os mecanismos de adaptação a alterações ambientais

Islândia

Uma das curiosidades da iniciativa é o estudo de uma espécie-alvo que vive na Islândia: os caracóis marinhos do género Littorina.

A iniciativa Adaptchange consiste numa cooperação estratégica entre instituições de investigação e divulgação científica de Portugal, Islândia e Noruega, com três objetivos principais:

  • cooperação técnica – implementação de um projeto de investigação para estudar os mecanismos de adaptação de espécies intertidais às rápidas alterações ambientais;
  • capacitação – organização de cursos e
  • divulgação científica – partilha de boas práticas em iniciativas de comunicação científica em escolas e co-organização de uma exibição para crianças particularmente focada na proteção da biodiversidade que habita os nossos oceanos.

A primeira reunião (virtual) entre os participantes do projeto Adaptchange financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants teve lugar em maio, com a participação de Snæbjörn Pálsson (Universidade da Islândia), Joost Raeymaekers e Anja Westram (Nord University, Noruega), Rui Faria e Cátia Monteiro representando o CIIMAR (Portugal).

Durante este primeiro encontro, após uma breve introdução de todos os participantes, foram discutidos os planos de amostragem para este verão e os cursos que serão organizados no âmbito do projeto.

(Foto dos participantes na primeira reunião virtual através da plataforma Zoom. De cima e à esquerda para baixo: Snæbjörn Pálsson, Rui Faria, Cátia Monteiro, Anja Westram e Joost Raeymaekers)

Uma das curiosidades é o estudo de uma espécie-alvo que vive na Islândia, os caracóis marinhos do género Littorina.

Brevemente serão dadas notícias sobre o trabalho de campo na Islândia e Noruega. Para saber mais sobre o projeto, siga o link.