Iniciativa be-READY já arrancou!

Iniciativa be-READY já arrancou!

Os resultados esperados desta iniciativa são, entre outros, a elaboração e apresentação de propostas de investigação nacionais e europeias e a preparação de um curso sobre a o dimensionamento e construção de estradas sustentáveis.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no contexto do Pacto Ecológico Europeu, as infraestruturas de transporte são fundamentais para o desenvolvimento global, promovendo o desenvolvimento socio-económico e permitindo aos países operarem de forma mais competitiva e com maior resiliência contra condições adversas.

Os diferentes intervenientes na gestão de estradas têm vindo a procurar soluções e materiais mais sustentáveis para adotarem nas atividades de construção e manutenção. De forma a se aumentar a sustentabilidade das soluções aplicadas terá que se reduzir o consumo energético, as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e as quantidades de matéria-prima utilizada. Para tal será necessário aumentar a manutenção preventiva, reduzir as temperaturas de produção das misturas betuminosas e adotar outras tecnologias que permitam reduzir os impactos para o ambiente.

É neste contexto que surge o Projeto be-READY - REsilient roAD pavements for sustainabilitY, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e que arrancou em dezembro de 2022.

Promovida pela COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, os objetivos do projeto be-READY, são:

  • atualizar as especificações existentes para a utilização de resíduos de construção e demolição na construção e manutenção de estradas;
  • preparar um curso sobre dimensionamento e construção sustentável de estradas, tendo em consideração as diferentes zonas climáticas e os acontecimentos extremos (alterações climáticas e cargas elevadas);
  • avaliar o desempenho dos pavimentos com incorporação de materiais reciclados durante o seu ciclo de vida, através da monitorização de seções de estradas reais;
  • calibrar modelos através da realização de Análise de Custos do Ciclo de Vida (ACCV) de soluções de pavimentos sustentáveis e resilientes, considerando o desempenho a longo prazo dos pavimentos e os custos relacionados com as necessidades energéticas e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Participaram na reunião de arranque da iniciativa:  Vítor Antunes, da Universidade Lusófona; Berthe Dongmo-Engeland ,da Oslo Metropolitan University; Ana Cristina Freire, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Filipe Gameiro, do Grupo JJR.

Antes da reunião de arranque do projeto, houve ainda oportunidade para vários parceiros reunirem-se para discutir e planear o workshop híbrido na Oslo Metropolitan University, que decorrerá em maio de 2023.

Os resultados esperados desta iniciativa são, entre outros, a elaboração e apresentação de propostas de investigação nacionais e europeias e a preparação de um curso sobre a o dimensionamento e construção de estradas sustentáveis.