Iniciativa bilateral UAV4SEA voa sobre a zona costeira

Iniciativa bilateral UAV4SEA voa sobre a zona costeira

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e o Instituto Norueguês de Pesquisa sobre Água (NIVA) uniram-se numa iniciativa bilateral que visa o desenvolvimento de tecnologia inovadora para a realização de observações dos ecossistemas costeiros baseadas em drones.

A iniciativa UAV4SEA financiada pelos EEA Grants, tem como grande objetivo fortalecer as relações entre cientistas portugueses e noruegueses na área da deteção remota para mapeamento de comunidades biológicas costeiras.

O objetivo é aperfeiçoar métodos e partilhar ferramentas que facilitem o planeamento e implementação de missões de monitorização ambiental e biológica das zonas costeiras, recorrendo a drones.

Será privilegiado o intercâmbio de experiências e conhecimentos em técnicas de deteção remota com utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT), aplicados ao mapeamento de comunidades biológicas costeiras, assim como a disseminação do conhecimento adquirido para a comunidade.

Em aberto está também a possibilidade de futuras parcerias para projetos de investigação conjuntos, cujas propostas serão desenvolvidas no âmbito da presente iniciativa.