Iniciative EFFICACY estuda isolamento térmico

Iniciative EFFICACY estuda isolamento térmico

Sabia que as fachadas e coberturas têm um contributo relevante para as trocas térmicas com o exterior, afetando diretamente o consumo energético do edifício e os custos associados, as emissões de gases com efeito de estufa e o bem-estar dos utilizadores?

A iniciativa EFFICACY (Energy eFFiciency buIlding and CirculAR eConomY para soluções de isolamento térmico) iniciou-se este mês, numa colaboração entre o IST (Instituto Superior Técnico - IST, Universidade de Lisboa - UL) e a NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Faculdade de Engenharia, em Trondheim), financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

EFFICACY aborda o desenvolvimento de diretrizes para o uso de soluções de isolamento térmico na reabilitação de edifícios existentes e/ou para construção nova. Essas recomendações serão consolidadas num manual que expressa diferentes visões das principais partes interessadas, destacando as condições climáticas presentes e futuras.

Os investigadores principais do projeto são a Professora Inês Flores-Colen do IST / UL, membro na unidade de investigação CERIS (Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, IST, UL) e a Professora Chiara Bertolin da NTNU.

Na primeira atividade, a investigadora Dra. Maria Paula Mendes, do CERIS, apresentou online “Mudanças climáticas e eventos extremos no Património” no dia 3 de setembro, no Workshop “Symbol - Gestão Sustentável da Construção do Património numa Perspetiva a Longo Prazo” (https://www.ntnu.edu/symbol-workshop) organizado pela Professora Chiara Bertolin.

As próximas atividades decorrerão durante o mês de outubro, como a reunião de trabalho de arranque do projeto no IST, com a presença da Professora Chiara Bertolin, e a participação dos membros do projeto na conferência internacional CEES2021, em Coimbra.