Iniciativa EXPO-GREEN

A iniciativa EXPO-GREEN pretende avaliar os riscos microbiológicos a que os trabalhadores na indústria de resíduos estão expostos.

A iniciativa EXPO-GREEN arrancou em maio e pretende contribuir para a avaliação da exposição ocupacional a microorganismos dos trabalhadores da indústria da gestão resíduos.

O Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Tecnologia da Saúde Lisboa (IPL-ESTeSL) e o National Institute of Occupational Health da Noruega (STAMI) colaboram numa iniciativa bilateral, financiada pelos EEA Grants, designada “Exposição a agentes microbiológicos e efeitos na saúde de trabalhadores da indústria de resíduos/Exposure and health effects of bioaerosols in green professions - EXPO-Green”.

A iniciativa, submetida pela investigadora e docente do IPL-ESTeSL Carla Viegas, contempla várias atividades como a colheita de amostras ambientais na indústria de gestão de resíduos na Noruega, a comparação de dados entre as amostras dos dois países, a partilha de conhecimentos e a apresentação de resultados do estudo efetuado.

Esta informação será útil para suportar futuras medidas regulamentares que visem minimizar a exposição ocupacional e, consequentemente, as doenças profissionais.

A iniciativa terá a duração de 18 meses, e teve o protocolo assinado durante o mês de maio.

O projeto encontra-se agora na fase de programação de atividades e prevê-se que em setembro se inicie as colheitas ambientais nas indústrias na Noruega.

Estão ainda previstos dois seminários finais, um em Portugal e outro na Noruega, que visam esclarecer sobre os objetivos e os resultados da iniciativa.