Iniciativa IFI-IFE ganha apoio do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants

Iniciativa IFI-IFE ganha apoio do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants

Aprofundar conhecimentos dos efeitos da redução de tamanho nos materiais magnetocalóricos e a partilha de conhecimentos em tecnologias de refrigeração no âmbito das novas políticas ambientais são os principais objetivos desta iniciativa que envolve investigadores Portugueses e Noruegueses.

A iniciativa The IFI-IFE bilateral initiative: Bridging the knowledge gap on nanostructured magnetocaloric materials vai ser apoiada pelo Fundo de Relações Bilaterais do EEA Grants. Esta iniciativa tem um orçamento 13 750 Eur que será comparticipado a 90% por este Mecanismo Financeiro.

A iniciativa IFI-IFE é liderada pelo Joao H. Belo (PI), do IFIMUP, e pelo investigador Cristoph Fromen do Institute for Energy Technology (IFE) (Kjeller, Noruega).

Os objetivos principais desta iniciativa são:

  • aprofundar o conhecimento dos efeitos de micro e nano-estruturação dos materiais magnetocalóricos;
  • construir uma cooperação forte entre estes dois grupos de investigação, através do intercâmbio de estudantes/investigadores, da aplicação a fundos de investigação e da disseminação da importância das tecnologias de refrigeração no âmbito das novas políticas ambientais.

Assim, de forma a cumprir o primeiro objetivo estão planeadas medidas de calorimetria, difração de raios-X, e magnetometria em amostras magnetocalóricas à macro, micro e nanoescala.

Por fim, pretende-se o desenvolvimento de um pequeno protótipo de uma bomba de calor com auto-propulsão baseada em ferrofluídos magnetocalóricos.

Esta iniciativa decorrerá durante um ano e meio e neste período realizar-se-ão a visita de dois investigadores do IFIMUP ao IFE (Noruega) e a visita de dois investigadores do IFE ao IFIMUP