Iniciativa Marine Lexicon apresentada no Ocean’s Past Virtual Meeting

Iniciativa Marine Lexicon apresentada no  Ocean’s Past Virtual Meeting

Durante a semana de 11 a 15 de maio, irá ter lugar a Ocean’s Past Virtual Meeting. O evento que estava programado para acontecer em Ostende (Bélgica), foi adiado para 2021 e tornou-se pela primeira vez num evento online.

O tema da conferência “Historical Perspectives on Marine Ecosystems, Fisheries and Futures” vai possibilitar um diálogo entre investigadores, profissionais, decisores políticos e estudantes de todas as disciplinas sob a perspectiva unificadora dos nossos oceanos, como sistemas sócio-ecológicos ou de sistemas humanos e naturais associados.

É neste contexto digital que a equipa da iniciativa Marine Lexicon (financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e pelo CHAM – Centro de Humanidades) vai apresentar os primeiros trabalhos bilaterais para a construção de um léxico marinho de acesso aberto, possibilitando um maior entendimento dos animais marinhos ao longo da História.

A equipa portuguesa conta com investigadoras da Linha Temática de História Ambiental e do Mar (CHAM) e da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”. A equipa norueguesa conta com investigadoras da UiB (Universidade de Bergen), Departamento de História Natural e da NIFU (Nordic Institute for Studies in Innovation, Research and Education).

Mais informações e registo para participantes através do e-mail: info@oceanspast.org e em https://oceanspast.org/index.php.

Aceda aqui ao programa.