Jovens Portugueses e Noruegueses colaboram na iniciativa "Look at Us", uma intervenção artística relacionada com o cinema

Jovens Portugueses e Noruegueses colaboram na iniciativa

“Look at Us” reuniu alunos de duas cidades, Porto, em Portugal, e Haugesund, na Noruega, e que teve como principal atividade um workshop de cinema.

A iniciativa “Look at Us”, promovida pela Associação Cultural Figura Nacional e financiada pelos EEA Grants Portugal, visou fomentar as relações bilaterais entre Portugal e a Noruega através de um projeto de intervenção artística entre alunos de Portugal e da Noruega.

Em julho, com início no Porto, 16 jovens portugueses da escola parceira da iniciativa (Escola Secundária do Cerco) reuniram-se com dois cineastas (formadores) para pensar o papel social e transformador do cinema, num conjunto de sessões que se iriam estender além-fronteiras.

Durante as primeiras sessões, os jovens portugueses formaram grupos de trabalho e desenharam temas de interesse que iriam aprofundar em Haugesund, com o apoio de alunos noruegueses da outra escola parceira, a Vardafjell Public High School. Nessa interação, os jovens escreveram, produziram e dirigiram quatro curtas-metragens que fundiram as duas culturas.

Paralelamente, tiveram a oportunidade de participar no Festival Internacional de Cinema de Haugesund, não só tendo acesso a todos os filmes como também participando na Filmkraft Rogaland: 48 hour Film Race, onde criaram dois filmes que mais tarde foram exibidos na rede de televisão local norueguesa.

Para além dos seis filmes produzidos de forma colaborativa por alunos portugueses (apenas com recurso a telemóveis) e com o apoio técnico e logístico de alunos noruegueses, o projeto contou ainda com um documentário organizado por Jorge Almeida (um dos formadores), sobre a dinâmica pedagógica e intercultural vivenciada neste workshop, e inteiramente baseada em vídeos captados pelos jovens durante os vários momentos da viagem.
Este documentário e as seis curtas-metragens foram exibidos numa de estreia organizada na Escola Secundária do Cerco, na noite de 1 de outubro de 2022.