Mapping Out: uma iniciativa inovadora sobre os movimentos anti-migração em Portugal

Mapping Out: uma iniciativa inovadora sobre os movimentos anti-migração em Portugal

Financiado pelo Fundo de relações bilaterais dos EEA Grants, o Cies-Iscte junta-se ao inovador projeto do centro de investigação PRIO para investigar o crescimento da mobilização contra imigrantes na Europa.

O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies-Iscte), Portugal, fará parte do projeto ‘ The Mobilization Against Migration’, liderado pelo PRIO, da Noruega, ao incorporar o caso português à sua análise. Thais França (Cies-Iscte) é a responsável pela iniciativa em Portugal.

A iniciativa faz parte de uma colaboração transnacional mais ampla liderada por Kristian Berg Harpviken (PRIO, Noruega) que investiga as mobilizações anti-imigração europeias na contemporaneidade ( Alemanha, Itália, Polônia, Reino Unido e Portugal) analisando as suas dinâmicas transnacionais e o seu impacto sobre a agenda nacional da migração.

Neste contexto, a presente iniciativa, financiada pelos EEA Grants, visa alargar o conhecimento sobre o movimento anti-imigrante português, seguindo o triplo enfoque analítico do MAM:

  • interação (formas e consequências),
  • enquadramento (fundamentos político-ideológicos) e
  • resultados (sobre migração políticas).

Para garantir a transferência de conhecimento, a divulgação dos resultados e fomentar a colaboração futura entre as duas instituições, estão planeadas as seguintes atividades-chave:

  • Duas visitas de estudo à Noruega
  • Uma sessão de formação para alunos de doutoramento
  • Uma sessão de policy briefing com decisores políticos e especialistas no assunto
  • Uma conferência final em Portugal

"Mapping out" procura fornecer recomendações para políticas baseadas em evidências e facilitar a conexão entre a investigação e a prática no campo da governança da migração. Além disso, como os estudos sobre movimentos anti-imigrantes em Portugal são escassos, abrir-se-á um novo campo de investigação na agenda nacional.

Por último, “Mapping Out!” pretende estabelecer uma colaboração vibrante e autossustentável entre o Cies-Iscte e o PRIO, contribuindo para dinamizar a parceria entre Portugal e a Noruega.