MicSeaOnMed: da indústria pesqueira até aos setores da Saúde e Bem-Estar

Micseaonmed 1

Esta iniciativa propõe a cooperação entre Portugal e a Islândia na valorização de subprodutos da indústria pesqueira, biomateriais marinhos e aplicações biomédicas.

A iniciativa "MicSeaOnMed - Cooperação técnica para a valorização dos subprodutos da indústria pesqueira até aos setores da Saúde e Bem-Estar", co-financiada pelos EEA Grants Portugal através do Fundo para as Relações Bilaterais, é coordenada pelo Grupo de Investigação 3B´s da Universidade do Minho, e conta com a adesão de 4 parceiros da Islândia: University of Iceland Biomedical Center, Matís, Codland e Iceland Ocean Cluster.

Esta iniciativa propõe a a cooperação entre Portugal e Islândia na valorização de subprodutos da indústria pesqueira, biomateriais marinhos e aplicações biomédicas.

No dia 28 de fevereiro ocorreu o arranque oficial desta iniciativa com uma reunião online entre a coordenação e os parceiros para estabelecer interesses comuns e, como resultado, decorreu uma missão à Islândia entre 5 e 8 de Abril.

Na Islândia, os membros do grupo 3B´s visitaram as instalações dos parceiros e partilharam a sua investigação em biomateriais marinhos e aplicações biomédicas de subprodutos de peixe e organismos marinhos e os parceiros islandeses mostraram a criação de valor no sector pesqueiro islandês, particularmente o uso de sub-produtos de bacalhau em aplicações para as áreas biomédica, cosmética e nutracêutica, onde começaram a surgir possibilidades de colaboração entre os dois países.

A iniciativa seguirá com o workshop “Biotecnologia Azul: da academia ao setor empresarial” que decorrerá, em Guimarães, no dia 24 de maio, e contará com a presença de oradores da Islândia e de Portugal representando assim mais um passo para estabelecer parcerias a longo prazo, nomeadamente no âmbito de projectos colaborativos de investigação e inovação.