Na procura das tradições norueguesas de lã

Na procura das tradições norueguesas de lã

Saiba mais sobre a visita técnica conjunta do projeto hiWOOL - Network for heritage and innovation for the future of WOOL

No âmbito da iniciativa hiWOOL, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, decorreu, no último trimestre de 2021, entre as cidades de Oslo, Klaebu e Selbu a primeira atividade conjunta, reunindo as equipas do projeto de Portugal e da Noruega.

O objetivo da visita consistiu em observar, analisar e partilhar o conhecimento sobre o processamento da lã na Noruega em todas as etapas, desde a seleção, classificação, lavagem, cardação, fiação, torsão e acabamento do fio.

O projeto hiWOOL, proposto pela Associação “Salva a Lã Portuguesa”, decorre entre maio de 2021 e novembro de 2022 e visa a partilha de conhecimento entre Portugal e a Noruega, sobre a sustentabilidade do ciclo da lã e a exploração de produtos de lã para pequenos produtores de raças ovinas.

As atividades foram preparadas pelos parceiros noruegueses: Selbu Spinneri AS e SIFO-OsloMet, e contaram com a participação de membros de Portugal da Associação “Salva a lã Portuguesa” e do D_TEX Lab-FAUL, envolvendo as três áreas de investigação do projeto hiWOOL: Património, Indústria e Fibras.

Em Oslo, a Dra. Kari-Anne Pedersen, curadora do Museu Norsk Folkemuseum na área dos Trajes e Têxteis, orientou a equipe nas visitas às exposições “Knitting History” e “Folk Dress”. Durante a visita foram destacados aspetos relativos aos trajes noruegueses, às tradições e usos, e à importância da lã neste contexto.

Foi ainda possível visitar o arquivo do museu e tomar contacto com a coleção de padrões utilizados nos produtos têxteis em complemento à explicação detalhada das suas origens.

Ovelhas da raça Old Norwegian Short Tail sheep breed (Spælsau) na quinta real Bygdøy, em Oslo.

Ovelhas da raça Old Norwegian Short Tail sheep breed (Spælsau) na quinta real Bygdøy, em Oslo.

Perto do Norsk Folkemuseum, na quinta real Bygdøy, a equipa portuguesa teve a oportunidade de ver um rebanho de ovelhas da raça Old Norwegian Short Tail (Spælsau) e conhecer as principais características desta raça e das suas fibras.

As atividades de Oslo foram complementadas com uma visita ao atelier de design de moda gerido por Elisabeth Stray Pedersen, pela visita ao mercado Vulkan, Biblioteca Nacional e lojas de lã, onde o grupo teve oportunidade de experienciar a importância que as atividades relacionadas com a lã (e.g.tricotar) desempenham na definição da identidade do povo norueguês.

Em Selbu, a visita ao Museu do Artesanato permitiu à equipa conhecer a notável coleção de luvas recolhidas ao longo de mais de um século, bem como objetos da história cultural da aldeia. A importância da atividade de tricô, do ponto de vista social e económico, foi apresentada e discutida entre todos.

A visita à fábrica Selbu Spinneri AS permitiu ter contacto com equipamentos e procedimentos de todas as etapas envolvidas no tratamento da fibra e na produção do fio, desde a seleção, avaliação, lavagem, cardagem, fiação do fio, torsão e acabamento das fibras.  A seleção e classificação da lã também foi abordada na estação matadouro de Malvick.

Equipa hiWOOL no Museu de Artesanato em Selbu, junto da coleção de luvas.

Equipa hiWOOL no Museu de Artesanato em Selbu, junto da coleção de luvas.

Em complemento foi realizado um workshop com a intenção de promoção da discussão do papel da lã na Europa entre a equipe hiWOOL e membros da Universidade de Tartu, Estónia, e da East-Norway University e uma atividade de campo na quinta Leinstrandveien, para abordar o uso da lã, de forma sustentável, em diversas atividades como práticas agrícolas e construção civil.

Participação da equipa portuguesa no workshop de análise e tratamento da lã, na fábrica Selbu Spinneri AS.

Participação da equipa portuguesa no workshop de análise e tratamento da lã, na fábrica Selbu Spinneri AS.

O trabalho de campo conjunto foi uma experiência incrível, muito rica do ponto de vista da partilha de conhecimento sobre os processos que envolvem a lã.

 A equipa hiWOOL está agora a preparar a próxima etapa do projeto que consiste na visita da equipa norueguesa a Portugal.

En stor takk for generøsiteten i mottakelsen av det norske laget!*

(*A equipa portuguesa agradece a calorosa receção feita pela equipa norueguesa)