O trabalho dos cientistas portugueses na Islândia já está disponível no Público

Baleiamorta

A realização deste projeto permitiu divulgar as relações existentes entre Portugal e a Islândia, em temas tão essenciais para o nosso mundo como a biodiversidade e as alterações climáticas

Depois de dez dias a percorrer a Islândia, a equipa do jornal Público responsável pelo projeto “Portugal e Islândia: unidos pela biodiversidade” regressou a casa, com toda a informação necessária para dar a conhecer aos leitores quem são e que trabalho estão a desenvolver os seis cientistas portugueses que trabalham com os parceiros islandeses desta iniciativa, na área da biodiversidade e das alterações climáticas.

Ao longo de sete semanas consecutivas, o jornal publicou, nas suas edições impressa e online, reportagens dedicadas ao projeto. Além dos textos e fotografias, na edição online estão também disponíveis vídeos dedicados a cada um dos investigadores que participaram neste projeto: José Alves, Teresa Silva, Pedro Rodrigues, Filipa Samarra, Camilo Carneiro e Joana Micael.

No dia da publicação da última reportagem, foi ainda criada uma página especial na secção Azul do jornal, dedicada à ciência e ambiente, onde foram agregados todos os trabalhos realizados no âmbito desta iniciativa. A página pode ser encontrada aqui.

A realização deste projeto permitiu divulgar as relações existentes entre Portugal e a Islândia, em temas tão essenciais para o nosso mundo como a biodiversidade e as alterações climáticas. Os biólogos portugueses a colaborar com as diferentes instituições científicas islandesas, parceiras deste projeto, estão a desenvolver trabalhos dedicados a aves, baleias, espécies invasores, zooplâncton ou à proteção de paisagens únicas. O seu exemplo pode ainda servir de incentivo a estudantes e outros investigadores que possam continuar esta colaboração entre os dois países.

A concretização deste projeto só foi possível graças ao financiamento da Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.