Organizado em conjunto com a Direção-Geral da Educação e o INFARMED, I.P., o evento decorreu no dia 15 de março de 2023, no INFARMED, I.P.
Durante a sessão, o Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, referiu que “a lavagem correta das mãos e algumas medidas de proteção poderão evitar cerca de 30% das infeções que temos”. Rui Portugal destacou ainda que “este projeto permite ter linguagens que são acessíveis a pessoas com as mesmas idades, de forma adotar comportamentos que possam ser mais saudáveis”.
Na sessão, o Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos da DGS, José Artur Paiva, sublinhou que “através do Programa e-Bug não só estamos a educar para que haja boas decisões na área do antibiótico e da longevidade, mas também estamos a atrair o cidadão mais pequeno para esta consciência de valores societários”.
Dulce Pascoalinho, Coordenadora Nacional do e-Bug PT, frisou que com este Programa Pedagógico “queremos que as escolas saiam para a comunidade e que os nossos alunos sejam os transmissores do conhecimento adquirido”.
No âmbito das boas práticas ao nível da prevenção de infeções e da boa utilização dos antibióticos em meio escolar, foram ainda premiados no concurso de vídeo e-Bug os seguintes Agrupamentos / Escolas:
- Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Esposende, com o vídeo “Corrida ao Antibiótico” (1.º lugar);
- Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, com o vídeo “Notícias e-bug” (2.º lugar);
- Escola Básica Marquês de Pombal, de Pombal, com o vídeo “Aprender com o e-Bug é fabulástico!” (3.º lugar).
Iniciativa financiada através dos EEA Grants Portugal, e liderada pela DGS em parceria com a Direção-Geral da Educação, o INFARMED, I.P. e o The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, o Programa Pedagógico e-Bug tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade escolar.