Projeto DIS/CONNECT arranca para investigar como os indivíduos utilizam as tecnologias digitais – e se desligam delas

Projeto DIS/CONNECT arranca para investigar como os indivíduos utilizam as tecnologias digitais – e se desligam delas

Este projeto pretende alargar o conhecimento sobre as estratégias individuais para lidar com as tecnologias digitais.

Arranca o projeto DIS/CONNECT: a desconexão digital dos indivíduos, que vai investigar como os indivíduos utilizam as tecnologias digitais e se desligam delas, com financiamento do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

O projeto resulta da parceria entre o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT)/ COFAC e Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing, e parceiros noruegueses do Departamento de Media e Comunicação da Universidade de Oslo e do Departamento de Ciência da Informação e Estudos dos Media da Universidade de Bergen.

O DIS/CONNECT conduzirá pesquisa comparativa com o projeto Digitox, liderado por Trine Syvertsen, da Universidade de Oslo, focando-se em estudos qualitativos.

Em Portugal serão replicados e adaptados dois estudos em curso ou já conduzidos na Noruega:

  • (1) observação participante e entrevistas com participantes em actividades de ‘detox’ digital organizadas (programas e locais turísticos ‘sem wifi’);
  • e (2) entrevistas a jovens, entre os 15 e 18 anos, sobre o seu uso dos media digitais e experiências de desconexão, em relação ao seu ambiente social.

O financiamento dos EEA Grants permitirá ainda realizar workshop académico na Noruega, sessão de formação para estudantes e jovens investigadores, preparação de artigos e relatórios científicos, evento de discussão de resultados com stakeholders e seminário de apresentação de resultados ao público em geral. O projeto envolverá jovens investigadores em formação.

Este projeto pretende alargar o conhecimento sobre as estratégias individuais para lidar com as tecnologias digitais, cada vez mais criticadas pelo seu design ‘aditivo’, estratégias de captação de dados, e envolvimento ou suporte a desinformação. Apesar de se antecipar que o contexto de pandemia possa levar a adaptações no plano de trabalhos, acredita-se também que o tema da desconexão adquire novos contornos num momento em que há uma pressão sem precedentes para usar as tecnologias digitais.

 

EEA Grants, o financiador:

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros.