Mapping Out, uma iniciativa de sucesso, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais, dos EEA Grants, consolidou a parceria entre o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte), em Portugal e o Peace Research Institute Oslo (PRIO), na Noruega. O projeto, que decorreu entre outubro de 2021 e abril de 2024, teve como objetivo investigar as mobilizações anti-imigração europeias na contemporaneidade, analisando as suas dinâmicas transnacionais e o seu impacto sobre a agenda nacional da migração. Esta iniciativa incorporou o caso português ao projeto Mobilization Against Migration, MAM, liderado por Kristian Berg Harpviken, do Peace Research Institute Oslo (PRIO).
Mapping Out centrou-se em três pilares fundamentais de análise: interação dos movimentos anti-imigração (formas e consequências), enquadramento dos movimentos anti-imigração (fundamentos político-ideológicos) e resultados obtidos pelos movimentos anti-imigração (sobre migração política). Ao longo da execução do projeto, foi possível recolher dados inovadores que permitiram ter um maior conhecimento acerca das mobilizações anti-imigração em Portugal. A análise destes dados resultou na submissão de dois artigos académicos para revistas científicas.
Durante o desenvolvimento do projeto, a colaboração dos dois centros resultou no podcast “Particularidades e Controvérsias: Mobilizações e discursos anti-imigração em Portugal e na Europa”, que abordou as diferentes dimensões das migrações no contexto europeu e no Science Slam e permitiu uma comunicação mais eficiente dos resultados do projeto ao público em geral.
A equipa do Mapping Out organizou também dois seminários em Lisboa para discutir as mobilizações anti-imigração em Portugal e uma sessão para estudantes de doutoramento sobre divulgação científica. Por fim, também foi organizada uma sessão de policy brief onde se debateu a questão das movimentações contra imigração em Portugal e na Europa com decisores políticos, associações da sociedade civil e especialistas.