Seminário "A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change"

Seminário

Esta iniciativa, que decorre dia 27 de setembro, pretende reunir especialistas de engenharia de pontes, academia, climatologistas e autoridades para entender os impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes e propor estratégias otimizadas de adaptação.

Realiza-se, dia 27 de setembro, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa, o seminário "A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change", no âmbito da iniciativa Clima Bridge, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

As ações atuais de projeto de pontes são baseadas em dados climatológicos existentes e processos estacionários. Mas o que acontece se e quando essa base mudar?
Para as pontes novas podemos atualizar os regulamentos, e para as existentes?
As pontes existentes serão seguras o suficiente?
Quais as pontes que serão mais afetadas?
Que medidas de adaptação devemos implementar?
Quanto custará a adaptação das pontes às alterações climáticas?

Independentemente dessas respostas, uma estratégia de “esperar para ver” até se entender tudo sobre as alterações climáticas é, de acordo com os promotores da iniciativa "uma opção cientificamente inaceitável e extremamente perigosa".

Portanto, este seminário pretende reunir especialistas de engenharia de pontes, academia, climatologistas e autoridades para entender os impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes e propor estratégias otimizadas de adaptação.

Para mais informações aceda aqui.

Entrada gratuita com registo prévio de participação (aqui).