SG-MODEL: Um projeto de cooperação entre a Direção-Geral da Administração Escolar e o Ministério da Educação norueguês

SG-MODEL: Um projeto de cooperação entre a Direção-Geral da Administração Escolar e o Ministério da Educação norueguês

Esta iniciativa visa proceder à análise comparativa dos modelos de governança escolar em vigor em Portugal e na Noruega.

O arranque formal da iniciativa bilateral Portugal – Noruega designada de SG-Model (School Governance Model), decorreu no último trimestre de 2021 com uma reunião online entre as equipas de coordenação das entidades que integram o consórcio deste projeto.

A iniciativa SG-Model é um projeto de cooperação entre a Direção-Geral da Administração Escolar e o Ministério da Educação norueguês que visa proceder à análise comparativa dos modelos de governança escolar em vigor nos dois países e, a partir desta, retirar ensinamentos que possam conduzir ao seu aperfeiçoamento.

Tendo em vista o desenvolvimento do projeto foram, entretanto, criados dois grupos de trabalho nacionais que, no seu conjunto, integram entidades diversas dos dois países (diretores de escolas, representantes dos professores, responsáveis pela articulação entre organismos da administração central e o poder local).  

Ao longo do último trimestre de 2021 realizaram-se diversas sessões de trabalho onde foi possível proceder-se ao desenho e construção dos instrumentos de análise dos modelos de administração e gestão escolar em vigor em Portugal e na Noruega, ferramentas indispensáveis à consecução dos objetivos do projeto.

Teve ainda lugar nos dias 2 e 3 de novembro, nas instalações do Ministério da Educação da Noruega, em Oslo, a primeira reunião presencial do projeto. Evento que se constituiu como um momento de partilha da informação produzida pelos grupos de trabalho nacionais, complementado com uma visita de estudo a um estabelecimento de ensino público e com a realização de diversas reuniões de trabalho com responsáveis das autoridades educativas norueguesas. Nela participaram os elementos da equipa de coordenação portuguesa e todos os elementos do grupo de trabalho norueguês. Os membros do grupo de trabalho nacional tiveram a oportunidade de participar em ambiente online.

No dia 10 de dezembro teve lugar a segunda reunião alargada de todos os elementos pertencentes aos dois grupos de trabalho envolvidos no projeto, tendo os membros do grupo português feito apresentações nas quais efetuaram uma descrição do modo como abordam o desenvolvimento de planos de avaliação de qualidade nas suas organizações, de como lidam com o processo de desenvolvimento de competências enquanto fator-chave para a melhoria da qualidade da organização, e de como promovem o desenvolvimento das suas escolas como organizações aprendentes.

Poderá acompanhar esta iniciativa, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, através de notícias publicadas na newsletter semanal da Direção-Geral da Administração Escolar — a  Info DGAE — bem como através das informações atualizadas acessíveis a partir da página eletrónica da direção-geral (DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar (mec.pt)).