SHAPING | Reunião de arranque do projeto

Shaping Header

No passado dia 10 de maio, decorreu a reunião de arranque do SHAPING, projeto cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), através do Fundo de Relações Bilaterais.

SHAPING - Modelos digitais tecno-económicos sustentáveis de tecnologias alimentares proeminentes.

Este projeto pretende promover a cooperação entre Portugal e a Noruega no codesenvolvimento de uma ferramenta de suporte inovadora que apoie as empresas do setor alimentar no seu processo de descarbonização.

O Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar é o promotor deste projeto, em parceria com o Grupo de Engenharia de Reação e Catálise - Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida.

O objetivo principal do SHAPING é o desenvolvimento de uma ferramenta simples/básica que integre modelos tecno-económicos com cálculos de pegada de carbono aplicados a tecnologias de processamento alimentar emergentes, conjugando o know-how em matéria de ciência e engenharia alimentar do Colab4Food, com o know-how em termos de avaliação tecno-económica da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida.

Deste modo, os modelos inovadores serão gerados com base em conhecimento partilhado, e no trabalho de investigação e desenvolvimento realizado por ambos os parceiros.

A original, acessível e abrangente ferramenta SHAPING, será disponibilizada a todas as empresas do setor alimentar, permitindo a cada entidade a avaliação do risco de adoção de novas tecnologias.

Adicionalmente, com o intuito de facilitar a transferência de tecnologia, será escrito um artigo técnico/científico, que transmitirá de modo simplificado o conhecimento gerado, apresentando exemplos práticos de aplicação de tecnologias emergentes.