Cláudia Borges dá o exemplo na devolução de embalagens de bebidas e incentiva à economia circular

Cláudia Borges dá o exemplo na devolução de embalagens de bebidas e incentiva à economia circular

Vídeo promove nova fase dos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” promovidos pela APED/APIAM/PROBEB

A apresentadora Cláudia Borges e o filho Rodrigo são os protagonistas de um vídeo de  sensibilização para a importância da devolução de embalagens de bebidas, promovido pelos  projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, iniciativas-piloto dinamizadas  pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, de preparação para o futuro sistema de depósito de  embalagens de bebidas a implementar em Portugal. 

Veja o vídeo aqui.

 

Para além de mostrar, de forma simples e pedagógica, o funcionamento dos projetos, o vídeo  apresenta o percurso das embalagens, desde a compra e consumo à devolução nas máquinas dos projetos, passando pela recolha e diferentes fases de tratamento até se chegar a novas  embalagens feitas com plástico PET reciclado. O objetivo é explicar a importância destes  projetos para a promoção da sustentabilidade ambiental e da economia circular. 

Para Cláudia Borges, “é cada vez mais importante incentivar a reciclagem e ter  comportamentos no dia-a-dia que protejam o ambiente para oferecermos um mundo melhor  às gerações futuras. Aliás, são já essas gerações que chamam a nossa atenção para questões  tão urgentes como a importância da reciclagem, da reutilização e da proteção do ambiente.  Dar uma segunda oportunidade às embalagens de bebidas que consumimos para se tornarem  novas embalagens com plástico PET reciclado é um gesto simples que beneficia a todos e ao  nosso ambiente. Falar destes assuntos com os nossos filhos é algo normal e que eu considero  essencial para a construção de uma consciência ambiental mais estruturada e ativa.”, afirma  a apresentadora.  

Promovidas pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, com diferente implantação geográfica e  especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas disponíveis nos  espaços comerciais aderentes, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e  “Bebidas+Circulares” partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de  embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima  na produção de novas embalagens de bebidas, visando promover a sustentabilidade ambiental  através de uma economia mais circular. 

Até ao final de junho de 2022 estas iniciativas encontram-se numa nova fase de  desenvolvimento, onde se destaca a existência de um sistema de pontos. Cada embalagem  devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser  trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.

Nesta nova fase, destaque para o talão emitido pelas máquinas, que passa a ter um código  que indica o número de pontos obtido com as embalagens devolvidas. Para cada projeto foi  desenvolvida uma plataforma online, na qual os utilizadores podem fazer a gestão dos pontos  acumulados. 

Todos os pormenores desta nova fase de desenvolvimento estão indicados no regulamento,  que está disponível no site de cada projeto: 

www.dovelhosefaznovo.pt 

www.bebidascirculares.pt