A 14 de janeiro, às 10h30, no Mercado da Vila de Cascais, terá lugar o lançamento do projeto iREC – Inovar a reciclagem. O objetivo deste projeto é de promover a mudança de comportamentos e a economia circular, uma vez que os resíduos têm valor, podendo ser reintroduzidos na cadeia económica como novos produtos, evitando assim o consumo de novos recursos naturais.
A ideia consiste no desenvolvimento de um projeto piloto para devolução de embalagens de bebidas (plástico, vídeo e lata) com a instalação de 10 Reverse Vending Machines nos maiores supermercados do concelho de Cascais. Os utilizadores poderão depositar as suas embalagens e receber prémios e/ou experiências mediante registo na aplicação CityPoints Cascais.
Será testada a eficácia deste sistema de incentivos na taxa de recolha seletiva e estudar comportamentos ambientais, produzindo deste modo conhecimento valioso e inédito para informar a tomada de decisões e a transição para o novo sistema de reciclagem obrigatório a partir de 2022.
O projeto é financiado pelos EEA Grants no âmbito do Aviso de Concurso#1 do Programa Ambiente, com um financiamento total de 856 405,19 euros, sendo que a componente financiada pelos EEA Grants é de 655 149,97 euros.
Devido ao contexto da pandemia e consequentes restrições, o evento terá uma componente presencial e outra digital com streaming.
Poderá assistir ao evento aqui.