Limpeza de praia no Porto Santo recolhe 650kg de lixo que iria acabar no mar

Limpeza de praia no Porto Santo recolhe 650kg de lixo que iria acabar no mar

No âmbito do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” decorre esta semana (17 a 22 de abril), uma campanha de limpeza em zonas costeiras da ilha, que poderá estender-se a ribeiras e outros espaços que contribuem para a acumulação de potencial lixo marinho

Englobada nas comemorações do Dia da Terra, dia 22 de Abril, o projeto Porto Santo sem Lixo Marinho, organizou mais uma limpeza de praia, uma ação que juntou o Governo da Madeira ao Município do Porto Santo e contou com a participação da AIDGLOBAL. No local teve apoio ainda de instituições como a AM3 (Força Aérea Portuguesa), Wings of the Ocean e da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo).

Durante o fim-de-semana e durante 7 horas realizou-se uma recolha de variados tipos de lixo nas zonas costeiras da ilha. Os participantes puderam com apoio de georreferenciação dos locais onde o lixo foi encontrado ajudar a realizar uma análise da recolha e identificação da totalidade do lixo deixado à mercê dos elementos atmosféricos que o encaminhariam para o mar.

Com inscrições fechadas a 17 de Abril os Porto Santenses tiveram tempo de se preparar para no dia seguinte de manhã recolherem os kits e colocarem a mão no lixo. No final, após contabilização os 50 participantes conseguiram recolher cerca de 650kg.

Esta iniciativa associou-se ainda às comemorações do Dia Mundial da Terra, 22 de abril, promovidas pela Fundação Oceano Azul.

Saiba mais AQUI