“Mafra Reciclar a Valer +”: Evento final

“Mafra Reciclar a Valer +”: Evento final

Contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. É com base nesta premissa que tem sido desenvolvido o projeto “Mafra Reciclar a Valer +”, um laboratório vivo de sistemas de incentivo, que culminou com a realização de um evento no Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro.

O referido evento assinalou o fim deste projeto, que contou com financiamento, em 756 mil euros, do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. A iniciativa reuniu representantes das entidades parceiras que efetuaram um balanço do projeto e apresentaram resultados: mais de 2,5 milhões de embalagens recolhidas, correspondendo a mais de 71 toneladas de material para reciclagem.

Desde 27 de abril de 2021, estão disponíveis 12 soluções de recolha de embalagens de bebidas vazias, no âmbito do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, promovido pelo Município de Mafra. Com esta iniciativa, pretendeu-se igualmente relembrar que as máquinas existentes no Concelho de Mafra irão continuar ao serviço da população: Escola Básica Artur Patrocínio – Azueira; Escola Básica de São Miguel do Milharado; Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro; Escola Básica das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros; Escola Básica da Freguesia de Santo Isidoro; e Escola Básica da Freguesia da Encarnação; Lojas Lidl de Mafra, Ericeira e Malveira; Lojas Pingo Doce de Mafra e Malveira; e Minipreço da Ericeira.

Como forma de “despertar” a população para a temática, durante este período, foram desenvolvidas campanhas de sensibilização nas escolas, ações de sensibilização nas superfícies comerciais e realizados inquéritos em eventos, desenvolvidos pelo Instituto Superior Técnico.

Para o próximo ano letivo 2022/ 2023, está agendada a realização de um campeonato interescolas, desenvolvido pela Tratolixo, com o apoio do Município, entre as escolas onde existem máquinas, sendo premiada a que obtiver melhores resultados (mais informações a disponibilizar brevemente).

A defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos! Participe, entregando as suas embalagens nas nossas máquinas.
Recicle por si, pelo ambiente e por uma economia mais circular!

MAFRA Reciclar a Valer +
Para além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudaram a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, da Tratolixo, para onde são encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que apoiaram a monitorização e avaliação desta solução.

Mais informação em www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais