O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas

O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens

Promotor: CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social

Parceiros:

Institutt for samfunnsforskning

CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Financiamento EEA Grants: 52.388

Financiamento Total: 58.208

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas dá cumprimento aos objetivos do MFEEE 2014-2021, contribuindo para a execução do seu Objetivo 1 e do Output 1.4. Está alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular com o ODS 5 – Meta 5.4 mas também com o ODS 4 e o ODS 8, e com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2018-2030, no seu Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens (PAIMH) 2018-2021, nomeadamente com o Eixo 2 — ‘Participação plena e igualitária na esfera pública e privada’, Orientação 2.3 — ‘Promoção da igualdade nos tempos afetos a trabalho pago e não pago de apoio à vida familiar desempenhado por mulheres e homens, e valorização do trabalho ligado ao cuidado’. Contribui para a prossecução do Objetivo Estratégico 1 - ‘Garantir uma governança que integre o combate à discriminação em razão do sexo e a promoção da IMH nas políticas e nas ações, a todos os níveis da AP’ e do respetivo Objetivo Específico 1.1 – ‘Garantir informação, incluindo dados estatísticos, de qualidade, desagregada por sexo’, bem como do Objetivo Estratégico 2 – ‘Garantir as condições para uma participação plena e igualitária de mulheres e homens no mercado de trabalho e na atividade profissional’ e do respetivo Objetivo Específico 2.3 - ‘Garantir a proteção na parentalidade e promover a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar’. Este projeto é, ainda, coerente com o 3 em Linha – Programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar 2018-2019, em particular com a sua Medida 26 – ‘O valor do cuidado’.

É um projeto do Small Grant Scheme #1: Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens.

 

O que vai conseguir?

  • Estimar a dimensão do consumo de trabalho não pago – trabalho de cuidado e tarefas domésticas.

  • Estimar o valor monetário do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas.

  • Estimar o impacto do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas - na economia nacional, e em particular no PIB.

  • Elaborar recomendações de política pública.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado