Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes”

Nos dias 20 e 21 de outubro 2022 irá ter lugar, em Lisboa, o Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes”, organizado pela Direção-Geral do Património Cultural, a Direção-Geral das Artes, o Riksantikvaren, o Arts Council Norway, com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa.

Este evento tem como intuito a discussão e debate de ideias, a partilha de experiências e conhecimentos sobre as alterações climáticas em património cultural e nas artes. Incidirá essencialmente sobre a importância e o impacto que as alterações climáticas provocam nestes eixos da cultura, bem como nos desafios que apresenta e nas medidas de adaptação que possam ser utilizadas na mitigação dos riscos que urgem destas mudanças.

O incentivo a projetos e iniciativas que promovam o empreendedorismo cultural, a consciencialização e sensibilização destas questões no património e nas artes é também o grande foco do Seminário, que contará com a apresentação de projetos financiados através do mecanismo financeiro EEA Grants Portugal 2014-2021, de diferentes áreas de atuação.

Por forma a incentivar a participação dos representantes de entidades interessadas no “Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes” é possível, através do presente procedimento, obter apoio financeiro para a deslocação a Lisboa.

A participação presencial no Seminário está sujeita a inscrição e confirmação, consoante o número de vagas disponíveis. Será dada prioridade às entidades promotoras e/ou parceiras em projetos financiados através do Programa Cultura do Mecanismo Financeiro EEA Grants Portugal.

A inscrição para participação na modalidade presencial deve ser obrigatoriamente feita através do formulário de inscrição e submetida para o email: eeagrantsculturept@gmail.com. As entidades que pretendam solicitar apoio financeiro devem preencher o mesmo formulário de inscrição.

O seminário será transmitido também via streaming. Para participar nesta modalidade deve preencher o seguinte formulário de inscrição.

Prazo para inscrição: 29 de setembro de 2022 às 23:59.

Veja aqui o Programa Provisório do Seminário.

Documentos para inscrição: