Região Centro recebe sessões de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro

Região Centro recebe sessões de esclarecimentos para o Património Cultural Costeiro

A região Centro acolhe duas sessões de esclarecimentos a realizarem-se no dia 25 de outubro em Ílhavo e 29 de outubro em Peniche.

O Programa Cultura, lançou no passado dia 5 de setembro o aviso de concurso “Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro” para financiamento de projetos em todo o território nacional.

De modo a apoiar e a esclarecer potenciais candidatos a este concurso, a Direção-Geral do Património Cultural irá promover duas sessões de esclarecimento, uma em Ílhavo, no Auditório do Museu Marítimo, no próximo dia 25 de outubro pelas 14h30. No dia 29 de outubro a sessão em Peniche irá realizar-se no Museu Nacional Resistência e Liberdade, pelas 14h30.

Estas iniciativas visam contribuir para o conhecimento dos objetivos do programa e para suscitar um maior interesse dos agentes e comunidades locais à participação como potenciais entidades promotoras ou parceiras de projetos.

A mais valia na criação de projetos no âmbito deste concurso, é a sua possibilidade de realização em parcerias múltiplas com entidades dos Países Doadores, incentivando à partilha de experiências, à capacitação de recursos com base em boas práticas culturais, ao uso de novas tecnologias e à internacionalização do património cultural português.

Deste modo, espera-se produzir impactos significativos na revitalização e no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, partindo da valorização das suas bases identitárias.

O teor das apresentações da sessão será de carácter técnico, visando o esclarecimento aos potenciais beneficiários relativamente à oportunidade de financiamento.

A sessão em Ílhavo é promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo através do Museu Marítimo, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, enquanto operador de programa.

A sessão em Peniche é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural através do Museu Nacional Resistência e Liberdade.

A entrada é livre, ainda que sujeita a inscrição e à capacidade de espaço.

Inscrição para a sessão de Ílhavo: https://forms.gle/zqfo9yiQPfdESxw86

Inscrição para a sessão de Peniche: https://forms.gle/Evtg4UUJSZsjgdb37

Veja aqui o programa para Ílhavo e aqui para Peniche.