Realizou-se nos dias 20 e 21 de outubro, o Seminário “Alterações Climáticas – Património & Artes” organizado pela Direção-Geral do Património Cultural (Operador do Programa Cultura), a Direção-Geral das Artes (Parceiro do Programa Cultura), o Riksantikvaren, o Arts Council Norway, com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa.
Promovido através do Fundo de Relações Bilaterais do Programa Cultura, este Seminário teve lugar em três locais distintos, no Museu Nacional de Etnologia, no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e no Hub Criativo do Beato.
De forma a abranger um vasto leque de contributos respetivos ao tema, o evento contou com a participação de vários especialistas em alterações climáticas na área do património e artes, bem como a apresentação de projetos financiados através do Programa Cultura, Programa Crescimento Azul e Programa Ambiente, que visam promover a consciencialização e sensibilização do impacto das alterações climáticas.
Nesta iniciativa, foram debatidas várias temáticas, nomeadamente, a preservação, a sustentabilidade e os desafios ambientais em património cultural e nas artes. Incidiu essencialmente sobre a relevância e a repercussão que as alterações climáticas provocam nestes eixos da cultura, bem como nos desafios que apresenta e nas medidas de mitigação dos riscos que urgem destas mudanças.
Veja aqui alguns momentos do evento.
O link de acesso à sessão online será disponibilizado em breve na conta do youtube - EEA Grants Portugal.