O objetivo do Seminário é promover o desenvolvimento de parcerias entre municípios, entidades artísticas portuguesas e entidades artísticas da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos».
O seminário conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Embaixador da Noruega em Lisboa, Anders Erdal, da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos, da Diretora-Geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, e do Diretor da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
O concurso «Connecting Dots» foi lançado em setembro deste ano pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de parceira do Programa Cultura – gerido pela Direção-Geral do Património Cultural -, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants 2014-2021, sendo as candidaturas apresentadas em parceria obrigatória entre entidades artísticas portuguesas, municípios portugueses e entidades artísticas da Islândia, Liechtenstein e Noruega.
O encontro internacional visa promover a discussão de ideias, a partilha de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de objetivos comuns entre potenciais candidatos para o estabelecimento de parcerias e a cocriação de projetos.
Os participantes poderão fazer uma apresentação de 2 minutos, com o intuito de promover a sua entidade, e a sua ideia de projeto, e estabelecer contactos com possíveis parceiros para apresentação de propostas ao concurso.
As inscrições estão abertas até ao dia 12 de novembro, são gratuitas e estão sujeitas à lotação da sala. As entidades interessadas podem solicitar apoio financeiro para ajuda às deslocações.
A inscrição no seminário é obrigatoriamente efetuada através de formulário disponível neste site, no final da página "Connecting Dots – Matchmaking Seminar", no qual poderá também ser indicada a candidatura ao apoio financeiro à deslocação.
_
Programa do Seminário
_
Sobre o concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos»:
O concurso «Connecting Dots» foi lançado, em setembro, pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de parceira do Programa Cultura, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu / EEA Grants 2014-2021.
O concurso irá financiar projetos de programação artística multidisciplinar que contribuam para o reforço da oferta artística, do acesso e da participação nas artes nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores (R.A.A.) e da Madeira (R.A.M.).
Os projetos a candidatar poderão combinar atividades que incluam a criação de novas produções ou obras artísticas, a programação de produções ou obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos, envolvendo as comunidades locais e proporcionando a participação ativa na criação e fruição das artes.
Sobre o Programa Cultura:
O Programa Cultura insere-se no Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants 2014-2021 e visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico, através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural, e o reforço das relações bilaterais entre Portugal e os Países Doadores dos EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega.
As relações de cooperação cultural entre artistas e especialistas, organizações artísticas e instituições de Portugal e dos Países Doadores constituem uma característica essencial do Programa.
_
Mais informações:
Sobre o Seminário de Pitching e Matchmaking
Sobre o Concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos»