Capacitação e competências para a conservação e gestão do Património Cultural Subaquático

Water World

Promotor: Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS)

Parceiros:

Museu Maritimo da Noruega

Financiamento EEA Grants: 995.000,00

Financiamento Total: 995.000,00

Programa:

O principal objetivo do projeto é desenvolver uma nova abordagem a nível da salvaguarda, proteção, conservação, preservação in situ, monitorização e divulgação do património arqueológico náutico e subaquático.

Está dividido em quatro componentes principais:

  • Programa de formação e capacitação no âmbito da gestão, conservação e divulgação do património cultural subaquático;
  • Conservação e monitorização do património cultural subaquático
  • Gestão da paisagem cultural marítima;
  • Divulgação, publicação e acesso ao património cultural de cariz náutico e subaquático: 
    • Não digital: retorno dos bens culturais móveis às comunidades locais para serem expostos em museus nacionais e locais, instalação de itinerários de património subaquático para mergulhadores e integração no turismo de mergulho, exibição de rua dentro de comunidades pesqueiras, etc;
    • Digital: atualizar o SI Endovélico – inventário e SIG - incrementando a base de dados existente on-line, a fim de disseminar o património cultural subaquático para um público mais amplo. Desenvolver modelos 3D e reconstrução virtual permitindo a visualização de sítios arqueológicos subaquáticos para não mergulhadores.

Através da cooperação com os estados doadores, o projeto pretende estabelecer parcerias com instituições e pessoal dedicado à pesquisa, gestão e conservação do património arqueológico subaquático, estimulando o interesse das academias em ensinar arqueologia náutica e subaquática em geral, e especificamente a conservação e restauro deste património.

O objetivo é documentar sítios arqueológicos em zonas costeiras com métodos fotogramétricos, levantamentos geofísicos, levantamentos GPS e GIS. Esta sistematização e avaliação permitirão desenvolver métodos de conservação in situ utilizando fotogrametria, preservação do local e monitorização in situ com os Estados Doadores em sítios arqueológicos previamente selecionados.

Conteúdo Relacionado