FBR/01 - Noruega-Islândia-Portugal Oportunidades de Negócio com o apoio dos EEA Grants

PDP 01 - Noruega-Islândia-Portugal Oportunidades de Negócio com o apoio dos EEA Grants

Promotor: AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal)

Parceiros:

Innovation Norway, Norway.

Financiamento EEA Grants: 28 070,00 €

Financiamento Total: 28 070,00 €

Código Grace: PT-BI001

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

Esta Iniciativa Pré-Definida, tem o objetivo de promover e desenvolver contactos bilaterais para o desenvolvimento de projetos conjuntos no domínio da economia azul, incluindo a aplicação de tecnologia e processos inovadores orientados para a investigação.

Conteúdo Relacionado
Resultados

A iniciativa teve como principal objetivo o reforço das relações bilaterais entre Portugal, a Noruega e a Islândia e a promoção dos EEA Grants para promover parcerias empresariais.

Participaram na missão 19 empresas (17 norueguesas e 2 islandesas) e a conferência contou com mais de 80 participantes. Foram realizadas 120 reuniões entre participantes portugueses, noruegueses e islandeses. 63 reuniões foram solicitadas pela parte norueguesa/islandesa e 57 pela parte portuguesa.

As reuniões efetuadas permitiram a celebração de 17 acordos de cooperação entre as partes e/ou confirmaram a possibilidade de cooperação no futuro (106).

Foi realizado um inquérito de satisfação ao qual responderam 55 participantes dos 146 inscritos (38%), sendo 34 respostas de representantes portugueses e 18 de noruegueses/islandeses:

  • 98% dizem que as expectativas para a conferência foram atingidas (54);
  • 95% classificaram o perfil dos participantes e a facilidade de marcação de reuniões como "excelente" (24) ou "bom" (28);
  • 82% classificaram a pertinência das reuniões bilaterais como "excelente" (17) ou "boa" (28);
  • 96% classificaram a assistência e a organização como "excelente" (33) ou "boa" (19);
  • 96% classificaram a localização do evento como "excelente" (34) ou "boa" (19).

A iniciativa foi relevante para assegurar a transferência de conhecimento sobre o estado da arte dos vários subsetores da indústria do mar em Portugal, Noruega e Islândia. Contribuiu também para o desenvolvimento de novas parcerias e relações comerciais, resultando num aumento de negócios internacionais e de projectos conjuntos de I&D para a criação de produtos inovadores no âmbito do setor do mar, através de candidaturas aos EEA Grants.
Promoveu-se ainda a partilha de conhecimentos sobre o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e os programas de 2014 a 2020 e o reforço das relações bilaterais entre Portugal e os parceiros noruegueses e islandeses.