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Promotor: Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC)
Parceiros:Oslo Metropolitan University (OsloMet)
Viken County
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico (IST)
Construções JJR & Filhos
Infraestruturas de Portugal (IPP)
Financiamento EEA Grants: 13 487,04 €
Financiamento Total: 14 985,60 €
Código Grace: PT-BI075
Programa:Em que consistiu esta iniciativa?
O setor das infra-estruturas de transportes, particularmente nas suas atividades de construção e manutenção de estradas, contribui significativamente para os 34% de resíduos de construção e demolição produzidos, considerando o total de resíduos gerados a nível mundial.
As estradas betuminosas representam mais de 80% da rede rodoviária europeia, que integra atualmente cerca de 950 mil milhões de toneladas de de materiais betuminosos, sendo este um material 100% reciclável.
A abordagem geral para melhorar a sustentabilidade consiste na redução da energia consumida, das emissões e as quantidades de material virgem utilizadas.
Os objetivos da proposta são:
(i) atualizar as especificações existentes para a utilização de resíduos de construção e demolição na construção e manutenção de estradas construção e manutenção de estradas;
(ii) preparar um curso sobre conceção e construção de estradas sustentáveis, tendo em consideração as diferentes condições climáticas e os fenómenos extremos (alterações climáticas e cargas elevadas);
(iii) avaliar o desempenho dos pavimentos reciclados durante o ciclo de vida;
(iv) calibrar os modelos através da análise dos custos do ciclo de vida (LCCA) de soluções de pavimentos sustentáveis e resilientes, tendo em conta o desempenho a longo prazo dos pavimentos e os custos relacionados com as necessidades energéticas e as emissões de gases com e as emissões de gases com efeito de estufa.
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