UAV4SEA

Promotor: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR UP)

Parceiros:

Norwegian Institute for Water Research (NIVA) 

Financiamento EEA Grants: 13 499,75 €

Código Grace: PT-BI026

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

A iniciativa bilateral UAV4SEA fomenta a cooperação entre pesquisadores do CIIMAR (Portugal) e NIVA (Noruega), identificando sinergias para o avanço do conhecimento para pesquisas baseadas em drones, mapeamento e monitoramento na zona costeira.

Os objetivos da iniciativa bilateral são:

  • fortalecer as relações bilaterais entre cientistas portugueses e noruegueses através do intercâmbio de experiências e conhecimentos em técnicas de teledeteção de UAV aplicadas ao mapeamento de comunidades biológicas costeiras;
  • promover futuras parcerias para projetos conjuntos de pesquisa;
  • e disseminar o conhecimento adquirido para a comunidade científica e partes interessadas envolvidas na gestão dos recursos costeiros.

Os resultados esperados são:

  • acelerar o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas para classificação de imagens aéreas;
  • publicação de artigos científicos revendo e comparando essas metodologias;
  • e conceber futuros projetos de investigação conjunta, quer no âmbito dos EEA Grants, quer noutros programas.
Conteúdo Relacionado
Resultados

A iniciativa bilateral UAV4SEA iniciou em março 2020 e teve o seu término em julho 2021.

Durante este período, a UAV4SEA aproximou investigadores de Portugal e Noruega, através da promoção da cooperação entre o CIIMAR e o NIVA enquanto parceiros com interesses comuns no mapeamento dos recursos da zona costeira e com enfoque em pesquisas baseadas em drones.

Ao longo da iniciativa realizaram-se várias atividades on-line de partilha de experiência e conhecimentos como um seminário apresentado à comunidade do CIIMAR, um workshop entre as equipas do CIIMAR e do NIVA.

Um dos resultados desta iniciativa foi a realização de um vídeo sobre trabalho de campo com drones para mapeamento costeiro que foi divulgado nas redes socias e apresentado on-line a alunos e investigadores da Universidade do Porto.

 

Resultados (Rever pela Rita)

A iniciativa bilateral UAV4SEA aproximou investigadores de Portugal e Noruega, através da promoção da cooperação entre o CIIMAR e o NIVA enquanto parceiros com interesses comuns no mapeamento dos recursos da zona costeira. Ao longo do decorrer da iniciativa realizaram-se várias atividades on-line de partilha de experiência e conhecimentos como um seminário apresentado à comunidade do CIIMAR, um workshop entre as equipas do CIIMAR e do NIVA. Um dos resultados desta iniciativa foi a realização de um vídeo sobre trabalho de campo com drones para mapeamento costeiro que foi divulgado nas redes socias e apresentado on-line a alunos e investigadores da Universidade do Porto.

 

Vídeo UAV4SEA