A importância do projeto CLIMA.AML sobre o risco climático

A importância do projeto CLIMA.AML sobre o risco climático

O projeto CLIMA.AML terá um impacto significativo relativamente à recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala local, e à evolução dos impactos e eventos resultantes das alterações climáticas, os quais, progressivamente, se têm vindo a registar com maior intensidade na área metropolitana de Lisboa

O projeto CLIMA.AML tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano. Será concretizado através de uma rede metropolitana de 18 estações meteorológicas, uma em cada um dos municípios da AML, nove micro-sensores de medição urbana, e uma plataforma online, que analisará todos os dados e informações essenciais de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos.

Os recentes fenómenos climáticos com profundos impactos nos municípios da AML, permitiram testar junto dos municípios da AML um sistema preditivo para os principais riscos climáticos que a AML enfrenta, nomeadamente, ao nível da ocorrência de cheias e inundações nos territórios de maior vulnerabilidade, vento forte e precipitação intensa, com o período de maior impacto a partir das 22h00 de dia 19, e um maior risco de cheias e inundações a partir das 04h00 de dia 20.

Poderá consultar a informação das estações meteorológicas aqui.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi selecionada para implementar o projeto CLIMA.AML: Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática. Com um orçamento global de 193.195,31 Euros e financiado em 85% pelos EEA Grants, o CLIMA.AML será desenvolvido até ao final do 1º semestre de 2023.

A AML, na qualidade de promotor do projeto, conta com a parceria institucional da BIOTEXT (entidade norueguesa), das Câmaras Municipais de Almada e Lisboa, bem como da Cascais Ambiente e do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU). O projeto CLIMA.AML conta ainda com o apoio institucional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com o Norwegian Meteorological Institute e com a Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas.