Este evento, organizado pela Energaia, Energy Cities e Coopérnico CRL, tem por objetivo apresentar partilhar a experiência de autarquias e comunidades que estão a dar os dar os primeiros passos na área da transição energética, assim como apresentar exemplos de mecanismo implementados por outros países, no sentido de acelerar o estabelecimento de comunidades de energia. Neste dia será ainda organizado um workshop interativo para entender as motivações das autarquias na criação de comunidades energéticas.
A Empresa Municipal de Urbanismo GAIURB, membro da parceria tecnológica do Afurada Living Lab, irá apresentar este projeto no painel “Do conceito à ação: Desenvolvimento de comunidades de energia em Portugal”, demonstrando a sua importância para afirmar o território da Afurada como um espaço de inovação e desenvolvimento de soluções inovadoras que, através de um modelo colaborativo e de cocriação com a comunidade local, tem em vista a transição para uma economia de baixo carbono.
A sessão contará ainda com a participação da Secretaria de Estado da Energia, que irá abordar o enquadramento legislativo das Comunidades de Energia e os possíveis mecanismos de apoio previstos para o desenvolvimento destas comunidades.
O Afurada Living Lab é um projeto financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” dos EEAGrants. O seu consórcio irá implementar, ao longo de um período de 3 anos, diferentes ações e atividades focadas nas áreas temáticas da “Mobilidade Urbana Sustentável”, “Economia Circular e Ambiente” e “Edifícios e Energia”.