Com o lema "Algarve, Tempo de Cuidar", a campanha visa alertar os residentes da região para a urgência nas questões relacionadas com as alterações climáticas e estará disponível em português e inglês.
Apesar dos debates globais sobre as alterações climáticas ao longo de várias décadas, os alertas não conseguiram impactar significativamente o estilo de vida das populações. Reconhecendo a necessidade urgente de despertar para este problema, a AMAL lança hoje a campanha "Não feches os olhos ao clima. Algarve, Tempo de Cuidar".
A campanha busca sensibilizar, envolver e responsabilizar, destacando a impossibilidade de continuar a ignorar os efeitos das alterações climáticas. Sublinha que o futuro do destino coletivo depende, em grande parte, da consciencialização individual. A campanha será veiculada através de vários meios de comunicação, com ênfase nas redes sociais, e estará visível em locais como autocarros.
Esta iniciativa integra-se no projeto "Adaptation with Knowledge, Climate Change", financiado pelos EEA Grants, através do Programa Ambiente.
O principal objetivo do projeto é fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve às alterações climáticas, estabelecendo as bases para a implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC-AMAL).
A campanha é promovida pela AMAL, em parceria com a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS). No contexto deste projeto, foi desenvolvido um microsite que disponibiliza informações e documentos orientadores para a adaptação às alterações climáticas.