Apresentação do projeto iREC

Apresentação do projeto iREC

Foi apresentado no Mercado da Vila de Cascais, o projeto iREC do Programa Ambiente, financiado pelos EEAGrants. Este projeto pioneiro antecipa a futura obrigatoriedade da implementação destes sistemas em Portugal já em 2022.

No dia 14 de janeiro de 2021, entraram em funcionamento as 10 máquinas de devolução de embalagens de bebidas (vidro, plástico e latas), que integram o projeto-piloto iREC. As máquinas estão localizadas em várias superfícies comerciais de Cascais e permitem aos utilizadores receber prémios em troca das embalagens ali colocadas. Os dados recolhidos no âmbito deste projeto serão monitorizados e analisados pela Nova School of Business and Economics (SBE), também parceira do projeto.

Nesta inauguração marcaram presença Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente, parceiros e embaixadores do projeto e Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Para além da transmissão em streaming, o evento teve uma componente presencial no Mercado da Vila de Cascais junto a cada uma das 10 máquinas colocadas nas superfícies comerciais, num momento de interação entre o governo local e central e entidades envolvidas na gestão das embalagens, economia circular e zero waste.

Mais informações sobre o projeto e a localização exata de cada uma das máquinas em http://irec.cascais.pt/.

Poderá rever a apresentação do evento aqui.