Apresentação pública do Projeto Além Risco em Redondo, Évora

Apresentação pública do Projeto Além Risco em Redondo, Évora

No próximo dia 7 de Setembro, pelas 18h30 no Jardim Público, vai decorrer a apresentação pública do Projeto Além Risco em Redondo.

A exposição a ondas de calor pode resultar em danos irreversíveis na saúde, podendo inclusivamente conduzir à perda de vida. Ninguém é imune ao efeito de uma onda de calor. Os modelos climáticos preveem aumento da magnitude, frequência e duração de ondas de calor para todo o país, com particular incidência para o Alentejo. Sem adoção de medidas de caráter preventivo para fazer face às ondas de calor será inevitável o aumento de morbilidade e mortalidade humana, especialmente entre as populações mais vulneráveis. O projeto Além Risco visa reforçar a capacidade de adaptação das populações locais do Alentejo a estes efeitos.

Este projeto, financiado pelo EEA Grants, apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Fundação Calouste Gulbenkian, pretende envolver os cidadãos na plantação de cinquenta mil de árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criados. Para Redondo, Évora, até janeiro de 2023, está prevista a plantação de 3000 árvores, das quais cerca de 1300 serão cedidas a cidadãos e entidades a distribuir através da campanha “Quero Árvores”, cujo início está previsto para este outono em datas ainda a anunciar.

Este evento pretende sensibilizar a população para a pertinência da criação de ilhas de sombra para combater as ilhas de calor a que os espaços urbanos estão cada vez mais expostos; e como plantar árvores nos centros urbanos é a forma mais poderosa e barata de mitigar os efeitos das alterações climáticas. Haverá oportunidade para responder a perguntas, ouvir sugestões e oferecer, simbolicamente, uma árvore a cada um dos participantes que se comprometer a cuidar dela até à época de plantação.