Apresentação pública do projeto Além Risco

Apresentação pública do projeto Além Risco

No dia 12 de Agosto decorreu a apresentação pública do Projeto Além Risco em Mourão. A título simbólico foi oferecida 1 árvore a cada participante.

A exposição a ondas de calor pode resultar em danos irreversíveis na saúde, podendo inclusivamente conduzir à perda de vida. Ninguém é imune ao efeito de uma onda de calor.

Os modelos climáticos preveem aumento da magnitude, frequência e duração de ondas de calor para todo o país, com particular incidência para o Alentejo. Sem adoção de medidas de caráter preventivo para fazer face às ondas de calor será inevitável o aumento de morbilidade e mortalidade humana, especialmente entre as populações mais vulneráveis. O projeto Além Risco visa reforçar a capacidade de adaptação das
populações locais do Alentejo a estes efeitos.

Este projeto, financiado pelo EEA Grants, apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Fundação Calouste Gulbenkian, pretende envolver os cidadãos na plantação de cinquenta mil de árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criados.