Assinatura do contrato do Projeto Pré-Definido ‘Rio Ceira’

Assinatura do contrato do Projeto Pré-Definido ‘Rio Ceira’

No dia 18 de dezembro será assinado o Contrato do Projeto Pré-Definido “Gestão da bacia hidrográfica do rio Ceira face às alterações climáticas”, no Auditório da ARH Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, em Coimbra.

No próximo dia 18 de dezembro, às 11:00 horas terá lugar a Assinatura do Contrato do Projeto Pré-definido GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEIRA FACE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – ‘Projeto Rio Ceira’, entre a Senhora Secretária Geral, Alexandra Carvalho, e o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, i.P., (APA) promotora do Projeto, Nuno Lacasta.

Na cerimónia de assinatura estarão presentes o senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Secretário de Estado do Planeamento, José Mendes, o Embaixador da Real Embaixada da Noruega em Portugal, Anders Erdal e a Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos.

O Projeto ‘Rio Ceira’ é um dos projetos apoiados pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’ do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (2014-2021) (EEA Grants) baseado numa abordagem ambiental inovadora que visa consciencializar as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas no seu território, considerando a unidade territorial da bacia hidrográfica do rio Ceira.

A bacia hidrográfica do rio Ceira cobre uma área aproximadamente 300 km2, e o rio tem cerca 100 km de extensão. Os efeitos das alterações climáticas fizeram-se sentir recentemente de forma muito significativa, pois, cerca de 60% da área da bacia hidrográfica, foi afetada pelos incêndios florestais de junho e outubro de 2017, em consequência dos quais mais de 100 pessoas morreram ou ficaram feridas, perderam as suas casas, ou os seus meios de subsistência, negócios. A gestão dos recursos naturais, como a água e as massas de água, e dos serviços de ecossistema, precisa de ser reavaliada e atualizada a fim de aumentar a sua resiliência aos efeitos, atuais e futuros, das alterações climáticas.

A ação local para reduzir a vulnerabilidade requer, frequentemente, a cooperação entre municípios ou regiões, pois eles compartilham um ou mais ecossistemas, habitats ou recursos naturais.  O Projeto é coordenado pela Administração de Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (ARH Centro | APA) e tem como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Departamento de Engenharia Civil / Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente), os municípios da região da bacia hidrográfica (Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra), a Direção Norueguesa para a Proteção Civil (DSB - Departamento de Gestão de Riscos Locais e Regionais) como parceira do projeto do país doador. A sua duração é de 36 meses com um orçamento de 2.600.000 euros.

A cerimonia decorrerá no Auditório da ARH Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, Av. Aeminium (Antiga Fábrica dos Mirandas), em Coimbra.

Ver Programa

Assista ao evento em live streaming