Braga assina protocolo com Associação Florestal do Cávado no âmbito do Projeto “Cuidar Braga II”

Braga assina protocolo com Associação Florestal do Cávado no âmbito do Projeto “Cuidar Braga II”

No âmbito do Projeto ‘Cuidar Braga II’, financiado pelo EEA GRANTS – Programa Ambiente, o Município de Braga assinou um protocolo com a Associação Florestal do Cávado, uma das 42 entidades que assinaram este documento referente ao projeto de combate aos incêndios florestais e proteção da natureza, pessoas e bens.

Fundada em 1996, a Associação Florestal do Cávado tem como principais objetivos promover a união entre os proprietários florestais, bem como oferecer aos associados apoio técnico que lhes permita gerir melhor as suas áreas florestais.

Esta associação disponibiliza aos proprietários e produtores florestais seus associados, um vasto conjunto de serviços de apoio técnico, nas áreas fundamentais da gestão florestal, com o intuito de assim aumentar a rentabilidade económica das explorações, através da implementação de boas práticas florestais. Neste momento, a AFC conta com 9 Equipas de Sapadores Florestais e poderá agora com esta assinatura, disponibilizar aos seus cerca de 600 associados biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes, sem recorrer à utilização do fogo.

Recorde-se que o Município de Braga disponibiliza gratuitamente, através das Juntas de Freguesias, biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes.

Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo esta posteriormente ser incorporada nos solos como fertilizante natural, reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas e de jardinagem.

Para ter acesso a este serviço, o terreno deve ser previamente limpo e os sobrantes estarem prontos a ser triturados.

Os interessados devem contactar a junta freguesia a que pertencem, e informar-se do serviço do Biotriturador da Proteção Civil do Município de Braga.

Para mais informações contactar a Divisão Municipal da Proteção Civil, através do telefone 253 61 60 60.