Cascais Smart Pole by Nova SBE - Sustent’Arte

Cascais Smart Pole by Nova SBE - Sustent’Arte

Já podem visitar na Nova SBE mais duas peças do Sustent’Arte, uma iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte.

O Projeto Cascais Smart Pole by Nova SBE é um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica.

O projeto é financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants (no âmbito do concurso Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas).
Compreende várias atividades e no passado mês de junho foi inaugurado o Sustent’Arte, um roteiro do clima que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, retratando alguns dos heróis que dão voz à luta contra as alterações climáticas.

O objetivo desta iniciativa é demonstrar que o artivismo é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas,
inspirando mudanças. É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável.

O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências e irá retratar 6 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas.
As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques.

A terceira peça de arte urbana apresenta a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, que é conhecida por desafiar os líderes mundiais a tomarem medidas imediatas para a mitigação das alterações climáticas (as duas peças já em exposição na Nova SBE representam David Attenborough e Jane Goodall).

O ativismo de Greta Thunberg começou quando ela persuadiu os seus pais a adotar opções de estilo de vida que reduziam a sua própria pegada de carbono. Em Agosto de 2018, aos 15 anos de idade, começou a passar as suas sextas-feiras do lado de fora do
Parlamento sueco para apelar a uma ação mais enérgica em matéria de alterações climáticas, segurando um cartaz que dizia Skolstrejk för klimatet [Greve escolar pelo clima]. Thunberg deu nas vistas pela sua juventude e pela sua forma direta e franca de falar tanto em público como aos líderes políticos e assembleias, na qual critica os líderes mundiais por não terem tomado o que considera ser ação suficiente para enfrentar a crise climática.

A sua influência na cena mundial foi descrita pelo The Guardian e outros jornais como o "efeito Greta". Recebeu numerosas homenagens e prémios, incluindo uma bolsa honorária da Royal Scottish Geographical Society, inclusão nas 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Time, inclusão na lista Forbes das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo e nomeações para o Prémio Nobel da Paz em 2019, 2020, e 2021.

A peça “Greta Thunberg” do Sustent’Arte é uma montagem inspirada em várias fotografias, sendo que o rosto, a trança e o casaco amarelo são representativos da ativista. A moldura vermelha simboliza o momento em que foi reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Nos cartazes podemos
encontrar algumas das suas frases mais emblemáticas: "Build back better. Blah, blah, blah"; “Our house is on fire. I am here to say, our house is on fire.”; "Together and united, we are unstoppable."; "How dare you?" As duas aves com um pequeno cartaz representam a luta pela preservação do planeta, pelo combate às alterações climáticas e pela proteção da biodiversidade.
As greves climáticas estão representadas pelas frases “SKOLSTREJK FOR KLIMATET”, “#FRIDAYSFORFUTURE” e “JUVENTUDE PELO CLIMA” A quarta peça de arte urbana apresenta o ator, produtor e filantropo norte-americano, Leonardo DiCaprio. Reconhecido pelo seu trabalho como ator, foi galardoado com inúmeros prémios, incluindo um Óscar, em 2016, um Prémio de Cinema da Academia Britânica e três Globos de Ouro. No Sustent’Arte, Leonardo DiCaprio é retratado pela sua dedicação à causa ambiental. Em 1988 quando Leonardo diCaprio era muito jovem, com 22 anos, criou a Leonardo DiCaprio Foundation cuja missão é contribuir
para uma relação harmoniosa de longo prazo entre o homem e o mundo natural, através de parcerias colaborativas e apoiando projetos inovadores que protejam a vida selvagem e que restaurem o equilíbrio de ecossistemas e de comunidades ameaçadas. A Fundação trabalha em áreas chave como as alterações climáticas, a conservação dos oceanos e a proteção da biodiversidade. Leonardo DiCaprio foi nomeado em 2014 Mensageiro da Paz das Nações Unidas para as alterações climáticas e tem sido figura de destaque a espalhar a mensagem a líderes mundiais, empresas e sociedade civil sobre a importância de uma ação climática
conjunta.

São inúmeras as iniciativas, os reconhecimentos, as angariações de fundos, os projetos, as ajudas, as doações, as palestras, os documentários em que Leonardo DiCaprio está envolvido.
A peça “Leonardo DiCaprio” do Sustent’Arte foi inspirada numa fotografia de John Russo para a National Geographic. Na instalação estão representados vários elementos ligados à defesa do ambiente e à sua contribuição para o combate às alterações climáticas e a proteção da biodiversidade: Símbolo das Nações Unidas que representa o estatuto de Mensageiro da Paz que lhe foi atribuído em 2014; Adorno indígena que representa o empenho de DiCaprio na defesa da Amazónia e dos povos indígenas; "Ice on fire" um dos documentários produzidos e narrados pelo ator que explora como o mundo está a sentir os efeitos das alterações climáticas, ao mesmo tempo que examina a necessidade de reduzir as emissões de carbono; Re:wild, a organização ambientalista da qual é um dos fundadores; Earth Alliance, uma organização fundada por DiCaprio cujo objetivo é "lidar com as ameaças urgentes aos sistemas de suporte à vida do nosso planeta"; O gorila representa “Virunga”, o documentário sobre gorilas em vias de extinção que o ativista produziu para a Netflix; "Don´t Look up" um filme de 2021 de comédia e sátira política, escrito, co-produzido, e realizado por Adam McKay.

O filme é uma sátira de indiferença governamental, política, celebridade, e indiferença dos meios de comunicação social à crise climática.
A instalação está também decorada com elementos alusivos à sua carreira de ator: o Óscar que ganhou, em 2016, com a participação em “The Revenant”, e uma representação do Titanic, um dos filmes mais emblemáticos da sua vida (1997), dirigido por James Cameron.

Até ao final do ano serão apresentadas mais 2 personalidades que poderão ser visitadas no campus de Carcavelos da Nova SBE.

Mais informação aqui: https://cascaissmartpole.pt/sustentarte/